Nova XJ6 F 2017:A 600cc da Yamaha
Aos assustados de plantão, a boa notícia é que apesar dos rumores incontroláveis, a XJ6 2017 estará, sim, no mercado. Desde 2015, o lançamento da MT-07 gera rumores sobre a descontinuidade da 600cc clássica da Yamaha.Somado a isso, o recente anúncio da Yamaha de que daria descontinuidade na produção da versão sem ABS gerou nova polêmica por quem não prestou atenção no comunicado.

Principais características
Com motor de quatro cilindros de quatro tempos e 600 cilindradas, a XJ6 2017 é propelida por 77,5 cavalos de potência. Distribuída em uma transmissão de seis velocidades, o modelo é realmente excepcional no que diz respeito ao desempenho.
Outra característica já tradicional da XJ6 2017 é a mescla entre digital e analógico, no painel. O conta-giros analógico iluminado elegantemente é acompanhado por um painel digital que oferece os demais dados. Neste, velocidade, contagens parciais, marcador de combustível e outras informações são projetadas.
Adaptação à chegada da MT-07
Ao contrário da tendência inflacionária, a XJ6 2017 apresenta uma leve redução em seu preço. Isso ocorre em função da necessidade da Yamaha de garantir espaço ela, frente à chegada da MT-07 – pouco mais cara.
No mercado internacional, alguns países aposentaram a XJ6 em prol da MT-07. O movimento de queda de preços, no Brasil, indica que não há intenção de fazer o mesmo em breve. É necessário, no entanto, acompanhar a evolução do modelo.
A tentativa da Yamaha de confrontar a MT-07 com a líder da categoria, a CB 650F da também japonesa Honda, no entanto, parece garantir a manutenção da XJ6 2017 e de seus modelos posteriores. Isso faz com que a montadora gera uma clara divisão para diferenciar os dois conceitos. Assim, o espaço parece mantido para ambos os modelos.